quarta-feira, 22 de outubro de 2014

As novas palavrinhas da Margarida! (22 meses)

A Margarida começa a querer falar e já vai dizendo umas coisinhas, umas mais percetíveis que outras. De vez em quando até já dá uns ralhetes aos bonecos com o dedo bem apontado a indicar o respetivo castigo, todos sentadinhos a ouvirem caladinhos e obedientes uns valentes: “naaa, naa, nãoooooooo” nos dias piores não lhes dá a papa!
No que às palavrinhas novas diz respeito a juntar à mamã, mãe, papá, pai, cão, papa, mão, cocó, não, um, oão (João) apresento em primeira mão as novidades e os respetivos significados:
“Áua” com intensidade e de forma repetitiva quer dizer: quero água! “Áua” de forma pausada juntamente com o abanar de anca: “estou só a cantarolar a canção da água”. O “tá tá” geralmente vem a seguir á execução de uma tarefa e quer dizer: já está! É muito frequente ouvir um entusiasmado “tá tá” quando acaba de comer a refeição sem ajudas, em bom português quando vê o fundo ao tacho!
Já diz a terminação do seu nome (que não é pequeno nem fácil), à pergunta “como te chamas” a menina responde “Ida”, iniciámos o treino com as primeiras sílabas Mar-ga-ri….. e ela termina com um sonoro IIIIIIDA! “Ua” quer dizer rua, quando acompanhado com uma corrida até á porta e um puxar pelas chaves ao mesmo tempo que incansável grita “ua, ua, ua” não há muito a fazer ou vamos para a rua com a miudinha ou se por ventura são 7 da manha de sábado, há choradeira até a conseguirmos distrai-la com qualquer outra coisa!
O “cu cu” já teve várias variantes começou com o “uh uh” sempre que fazíamos a brincadeira de esconder a cara, ela destapava e repetia o nosso “cu cu” da forma mais próxima que conseguia com um delicioso “uh uh”, agora na variante mais avançada já faz a brincadeira por iniciativa própria e solta um muito direitinho “cu cu!” E a última novidade linguística é o “quiqui” traduzindo: tenho chi chi, muda-me a fralda se não queres continuar a ouvir-me gritar “quiqui, quiqui, quiqui”!

2 comentários:

  1. LOL é melhor tirar nota, para quando estiver numa tertúlia com o rebento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou já a tratar do dicionário português-margaridez!

      Eliminar